Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

5ª edição do Mutirão da Cidadania atende moradores do bairro Santa Tereza

15/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A 5ª edição do Mutirão da Cidadania foi realizada nesta quinta-feira, 15, no bairro Santa Tereza, reunindo moradores em frente à Escola Admar Corrêa para uma tarde de serviços gratuitos, atendimentos diretos e diálogos que aproximam Prefeitura e comunidade. A ação teve início às 13h30 e mobilizou equipes de diferentes secretarias para oferecer cuidados de saúde, assistência social, orientações, além de atividades culturais e educativas.

 

Durante a tarde, foram realizados cerca de 30 atendimentos em saúde, incluindo verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação - sendo a vacina contra a Influenza a mais procurada pelos grupos prioritários, além de orientações sobre saúde bucal, saúde do idoso, nutrição e hábitos saudáveis. Também foram oferecidos testes rápidos e distribuição de preservativos pela Unidade Móvel de Saúde.

O Programa Primeira Infância Melhor - PIM atendeu 12 crianças, com atividades lúdicas e orientações para mães e gestantes, principalmente sobre desenvolvimento infantil. Já o Programa PCD trouxe informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, com foco especial na fibromialgia. A Vigilância em Saúde levou ao evento uma exposição educativa sobre o combate à dengue, com uso de lupa entomológica, amostras de mosquitos e jogos interativos.

 

Através da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, a van do projeto Lumina Mundo distribuiu cerca de 160 livros, incentivando a leitura entre crianças, jovens e adultos. A Escolinha de Trânsito, promovida pela Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, atendeu 60 crianças com ações de educação no trânsito, que receberam a Carteira de Habilitação Infantil, de forma simbólica.

 

A Ouvidoria Municipal esteve presente prestando orientações sobre como registrar sugestões, reclamações e denúncias por meio dos canais digitais da Prefeitura, enquanto a Defesa Civil prestou esclarecimentos sobre segurança e prevenção de riscos. 

A Secretaria de Município de Assistência Social e Direitos Humanos orientou sobre o funcionamento do CRAM e do Cadastro Único. Também estiveram presentes a Secretaria de Município dos Direitos dos Animais, informando sobre o cadastro para castração de animais; a Secretaria de Município do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, com a distribuição de mudas; e a Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura, com informações voltadas aos pescadores. A Secretaria de Município do Cassino realizou a doação de mudas de tagetes, damas-da-noite, palmeiras, hortênsias e hibiscos.

 

Foram parceiras da ação a Corsan Aegea, distribuindo sementes de salsa, tomate e pepino, e instalando um bebedouro com água potável para a comunidade; a Emater, com a coleta de lixo eletrônico; a FURG, através da extensão com escuta e elaboração de diagnósticos; e o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, contribuindo com a montagem da estrutura de tendas.

 

Durante esta semana as equipes da Prefeitura já haviam realizado serviços de capina, limpeza urbana e coleta de inservíveis, intensificando a limpeza no bairro. A moradora Oraida Emília Campos elogiou o trabalho realizado: “Nosso bairro está bem limpo. Agora começa a época de chuvas e nós precisamos da limpeza. O mutirão que foi feito hoje também é muito bom para esclarecer as nossas dúvidas, com a distribuição de livros, mudas e até instruções sobre como devemos plantar. Também pude verificar a pressão e aprender mais sobre a nossa saúde”, informou. 

A prefeita Darlene Pereira visitou as instalações da escola e conversou com os moradores, destacando a importância de aproximar cada vez mais a comunidade e o Poder Público: "É sempre bom retornar à Santa Tereza, um bairro tão acolhedor que tem esse ar comunitário, onde os vizinhos são amigos, as pessoas se encontram e tomam seu chimarrão na frente de casa. Isso é muito bom e nos resgata a importância dessa vivência comunitária. Queremos agradecer à escola pela acolhida, às equipes do Município e aos nossos parceiros, todos sempre nos ajudando a aproximar a administração pública dos nossos bairros”, disse. Com o auxílio dos alunos da Escola Admar Corrêa, a prefeita plantou uma pitangueira na parte externa da escola, que será cultivada pelos alunos.

Com esta edição, o Mutirão da Cidadania já percorreu os bairros Mangueira, Bernardeth, Parque Coelho, Cidade de Águeda, Boa Vista I e Santa Tereza, aproximando serviços públicos e dialogando com a comunidade.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas