Notícias
Exposição "aCORdar" inicia nesta sexta-feira em dois locais da cidade
15/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Secretaria da Saúde, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial Caps Infanto-Juvenil Serelepe, Caps Conviver e Caps Ad realiza, a partir desta sexta-feira (15) e até o final do mês, a exposição “aCORdar”, uma ação que ocorrerá em dois locais da cidade. A mostra é resultado da produção artística de crianças, adolescentes e adultos, realizada nas oficinas arteterapêuticas dos Caps do Município.
As visitas à exposição vão até o dia 30 deste mês e os trabalhos estarão expostos no Mercado Público (chalés 28 e 29), das 12h às 17h30min, e no prédio da Secretaria da Saúde (SMS) – Rua Almirante Barroso, 5, Centro – das 9h às 17h.
Além da exposição está programado um bate-papo, dia 20 (terça-feira), às 15h, no Mercado Público, com o tema “Salv(ar-te): a arte como reflexo da vida”. A conversa terá a participação de Kerolin Guadalupe, formanda do curso de Ciências Sociais da UFPel.
Outras atividades programadas são duas oficinas de arte abertas para a comunidade. Elas serão nos dias 22 e 27 deste mês, no Mercado Público Municipal.
A exposição aCORdar tem o apoio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SMAP) e marca as comemorações referentes ao “18 de Maio”, dia alusivo à Luta Antimanicomial. A reforma psiquiátrica brasileira é embasada na utilização da arte como uma ferramenta de humanização do cuidado em saúde mental, cuidado esse intensivo, acolhedor, comunitário, personalizado e promotor da saúde das pessoas que sofrem com transtornos mentais moderados a graves, e/ou dependentes químicos.
aCORdar
O título “aCORdar” parte do entendimento de que as linguagens artísticas, nas suas mais diversas formas, proporcionam um despertar de si. Pintar, desenhar, colar, riscar, esculpir, modelar, dar cor às nossas emoções, angústias e desejos que, muitas vezes, as palavras não são capazes de expressar.
Compartilhe:
de
0