Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades

Coordenadora: Cibele Rocha

e-mail:

Vice-Coordenadora: Anelise Torales Coelho

e-mail: anelise.coelho@riogrande.rs.gov.br

Endereço: Prefeitura do Rio Grande (Rua General Neto, 115)

Coordenadoria inicia preparativos para realização da Semana da Pessoa com Deficiência em Rio Grande

A Coordenadoria de Direitos de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades realizou na tarde desta terça-feira (18), na Sala de Reuniões da Prefeitura, um encontro preparatório e de alinhamentos para  discutir as atividades a serem desenvolvidas durante a Semana da Pessoa com Deficiência em Rio Grande. O evento já tem data para acontecer: 21 a 26 de agosto. A proposição é de que este ano as atividades aconteçam de forma descentralizada.

Participaram da reunião inicial a vice-coordenadora de Direitos de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Rio Grande, Anelise Torales, a intérprete de Libras da Prefeitura, Maria Sodré, o secretário de Esporte e Lazer, Deivid Pereira, o coordenador da Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, Roberto Tadiello, Andrea Taroco, do Programa Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS, e o coordenador do FGTAS/SINE de Rio Grande, Leandro Viana. 

A Coordenadoria deve se reunir com outras instituições da cidade para a composição da programação da Semana.

Reunião coordenadoria 

Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado com palestra de conscientização

"A palestra realizada no Salão Nobre da Prefeitura, que tem por objetivo estimular a conscientização e despertar a comunidade para uma reflexão sobre a Síndrome de Down, foi apresentada pela psicóloga da APAE, Adriana Crizel, e pela assistente social Jamille Vieira Gaubert. "

Síndrome de Down 

Na tarde desta terça-feira (21), celebrado como Dia Mundial da Síndrome de Down, a Prefeitura do Rio Grande, através da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades, promoveu a palestra “Conscientização sobre a Síndrome de Down”, sendo parte do cronograma de atividades da “Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down”.   

A palestra realizada no Salão Nobre da Prefeitura, que tem por objetivo estimular a conscientização e despertar a comunidade para uma reflexão sobre a Síndrome de Down, foi apresentada pela psicóloga da APAE, Adriana Crizel, e pela assistente social Jamille Vieira Gaubert.  

"O dia 21 de março é comemorado no mundo inteiro, em alusão a conscientização da Síndrome de Down. Ter conscientização é buscar informação, participando daquilo tendo pleno entendimento, ou seja, ter consciência desse ato. É importante principalmente que as famílias tenham essa consciência na forma de ser, lidar e tratar", diz Adriana, psicóloga da APAE.  

 "Esse dia se faz muito importante para a conscientização de todos aqueles que não fazem parte desse mundo, porque é relevante ter o entendimento de como tratar eles com amor, carinho e afeto", complementa a assistente social Jamille.

Dia Mundial da Síndrome de Down  

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.  

"Aproveitamos essa ''Semana Mundial da Pessoa com Síndrome de Down'' para conscientizar, informar, quebrar preconceitos e barreiras através da informação, porque na maioria das vezes o que falta na sociedade é a falta de informação sobre o assunto", destaca Anelise Torales, vice-coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. 

Programação da Semana da pessoa com Síndrome de Down: 

 

22/03 - Quarta-feira 

Tarde de Atividades esportivas no Paradesporto 

Local: Estação Cidadania e Cultura Lagoa dos Patos ( endereço: Rua Pedro de Sá Freitas, n°270, esquina com rua das Cocheiras, Bairro Vila Braz) 

Horário: 14h 

 

23/03 - Quinta-feira 

Caminhada de conscientização sobre a Sindrome de Down 

Local: Início na Apae (Endereço: Duque de Caxias 327) 

Horário: 14h 

  

24/03 - Sexta-feira 

Palestra sobre Estimulação de Jovens e Adultos com Sindrome de Down promovida pela APAE Rio Grande. 

Palestrantes: Fonoaudiólogo Narlon Bandeira e Fisioterapeuta Mylena Tonet 

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Rio Grande  

Horário: 10h

Começa a Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down

"Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down", do dia 20 a 24 de março, contendo diversas palestras, atividades e uma caminhada de conscientização. "

Síndrome de Down 2 


Em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, a Prefeitura do Rio Grande, através da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades, promove a “Semana Municipal da Pessoa com Síndrome de Down”, do dia 20 a 24 de março, contendo diversas palestras, atividades e uma caminhada de conscientização.  

A abertura do evento, que tem por objetivo estimular a conscientização e despertar a comunidade para uma reflexão sobre a Síndrome de Down, ocorreu nesta segunda-feira (20), no Salão Nobre da Prefeitura, tendo a participação da Banda Amigos, formada por pessoas com deficiência. 

“Essa semana com diversas atividades e palestras servem para que possamos construir soluções e fazer cada vez mais políticas voltadas para integrar as pessoas. É um esforço enorme que temos trabalhado, e que essa semana sirva de muita reflexão, trabalho e, principalmente, apontando soluções para que possamos em conjunto com a sociedade contar com boas políticas para o município do Rio Grande”, destaca o prefeito, Fábio Branco.  

Para seguir com a programação, nesta terça-feira (21), terá a palestra de conscientização, às 14, no Salão Nobre da Prefeitura, com a psicóloga Adriana Crizel e a assistente social Jamille Vieira Gaubert. Todas as atividades desta semana são abertas ao público.  

“Essa semana foi montada pensada em disseminar muita informação sobre a pessoa com síndrome de Down e, pretendemos com isso quebrar o preconceito e as barreiras que ainda existem na sociedade. Logo, pensamos que a informação é a base de tudo, então quem tiver dúvidas ou interesse em participar está mais que convidado”, diz Anelise Torales, vice-coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. 

Comemoração do Dia Nacional dos Surdos é celebrado na Escola Bilingue

Dia Nacional dos Surdos

A Escola Bilingue Carmem Regina Teixeira Baldino promoveu um evento para celebrar o Setembro Azul, mês de visibilidade da comunidade surda, principalmente por nesta segunda-feira (26), dia Nacional dos Surdos. A data foi comemorada pelos 65 alunos da escola por meio de atividades interativas com brinquedos e um lanche especial, realizados no pátio da escola.

A escola bilingue fundada em 2015 funciona em período integral para alunos surdos e filhos de surdos da educação infantil e ensino fundamental, além de alunos do EJA do bloco I e bloco II. Também possuem turmas da educação continuada, que se trata de estudantes egressos que voltam para a escola para terem aulas de matemática financeira, atualidades e, também, preparação para o ENEM.

A diretora Maria Duarte, complementa sobre as atividades desenvolvidas pelos estudantes e os projetos que a escola possui. “Os alunos aqui aprendem sobre a língua de sinais, entretanto funcionamos como uma escola regular tendo ciclos de alfabetização para os anos iniciais e cumprindo a grade curricular do ensino fundamental. Somos também uma escola inclusa, pois atendemos alunos surdos que possuem síndromes e outras deficiências. Nosso público é abrangente por atendemos os irmãos e pais dos estudantes surdos para eles aprenderem a linguagem de sinais para terem uma boa comunicação em casa.”, diz Maria.

História desta celebração

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Anelise Torales, vice-coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, comenta sobre esse dia, que simboliza as lutas e as conquistas da comunidade surda no país. “Essa data é de extrema importância, pois é um dia para refletirmos sobre a surdez, sobre acessibilidade aos surdos, que não é somente Libras, devido aos mais diversos graus de surdez, mas como também as legendas. Sendo então, um dia para se pensar sobre o tema, desconstruir frases capacitistas que por vezes venhamos a ter, e lutarmos por uma sociedade cada vez mais inclusiva e anti-capacitista”, diz Anelise.

Inicia a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

WhatsApp-Image-2022-08-22-at-16.53.48

 A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio Grande iniciou oficialmente na tarde desta segunda-feira (22), com cerimônia de abertura realizada no Salão Nobre da Prefeitura. O evento teve a participação especial dos alunos do Centro de Formação Escola Viva com apresentações musicais. Até o dia 27 de agosto serão realizados eventos e ações para a conscientização sobre as necessidades e direitos das pessoas com deficiência. As atividades são abertas ao público em geral.

De acordo com a vice-coordenadora municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Anelise Torales, toda a programação foi pensada para o público com deficiência e para o esclarecimento de tabus e preconceitos.

“Essa semana é extremamente importante para trazer conscientização e visibilidade. Nossa expectativa é que possamos atingir o maior número possível de pessoas e que elas possam sair de cada atividade com outra visão sobre o assunto. Deficientes não são ‘coitadinhos’, eles são pessoas capazes e podem fazer aquilo que quiserem”, diz.

O próximo evento é o Dia “D” nas Escolas Municipais quando serão realizadas atividades pedagógicas de conscientização e luta a favor das Pessoas com Deficiências.

Confira a programação para os próximos dias:

DIA 23/08
-Dia “D” nas Escolas Municipais

-Sessão Solene
Local: Câmara dos Vereadores
Horário: 18h

DIA 24/08
-Dia do Paradesporto com diversas atividades esportivas para as Pessoas com Deficiências.

Local: Estação cidadania
Horário: 14h

DIA 25/08
-Mostra Cultural com apresentações de dança, música e teatro.

Local: Teatro Municipal
Horário: 14h

DIA 26/08
-“Tira dúvidas” e “Sentindo na Pele”. Momento onde a população poderá tirar dúvidas sobre questões relacionadas a deficiência

Local: Largo Dr. Pio
Horário: 13h

DIA 27/08
-Caminhada das entidades representativas das Pessoas com Deficiência e encerramento com atração musical no Largo Dr. Pio.

Local: Saída em frente a APAE
Horário: 09h30

OBS: Após concentração na frente da APAE a caminhada seguirá em direção à rua General Câmara, Benjamim Constant e finalizando no Largo Dr. Pio.

 

Um dia para se colocar no lugar do outro

WhatsApp-Image-2022-08-26-at-15.07.56 

Quem passou pelo Largo Dr. Pio na tarde desta sexta-feira (26), pode participar do projeto “Sentindo na pele” cujo objetivo é despertar a empatia com as pessoas com deficiência e entender um pouco mais sobre o cotidiano de quem não consegue andar, enxergar ou escutar. O evento que integra a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência contou com várias oficinas, que possibilitaram ao público experimentar uma nova realidade. Também foram oferecidos esclarecimentos de dúvidas e informações sobre os vários tipos de deficiência.

“O objetivo dessa ação é dar visibilidade para as pessoas com deficiência e também para todas as ações e projetos feitos em prol dessas pessoas. Dessa forma, a comunidade pode conhecer nosso serviço para pedir auxílio ou informação. Logo, por isso é importante termos essa semana inteira para debater essa temática”, diz Anelise Toralles, vice-coordenadora da Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades.

Sentindo na pele

O experimento que mais atraiu a atenção das pessoas foi a Oficina de Libras com alunos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que ensinaram palavras através da Linguagem Brasileira de Sinais, utilizada na comunicação de surdos.

“Foi uma sensação muito diferente não conseguir me comunicar pela fala, tendo que usar a linguagem de sinais, achei muito interessante essa iniciativa. Percebi como é importante ter acesso a essa linguagem, porque essas pessoas acabam ficando isoladas dos demais e eles merecem ser integrados na sociedade”, diz bacharel em Direito, Evangelina Guimarães.

O Grupo TEA’amo levou práticas sensoriais para compartilhar como é a vida de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a importância das terapias ocupacionais. “Meu filho de três anos tem autismo, então trouxe ele para brincar e percorrer o circuito sensorial. Achei essa ação muito importante para divulgar essas deficiências, pois as pessoas tem pouco conhecimento sobre autismo e por isso acho muito é válido debater e praticar a inclusão e a visibilidade desse assunto”, diz a estudante de Medicina, Raquel Garcia.

Atividades no Dia do Paradesporto agitam a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

WhatsApp-Image-2022-08-24-at-17.01.09-1 

O esporte pode mudar vidas e aos 23 anos, Vitória Bitencourt é um exemplo disso, pois nem mesmo as limitações impostas pela paralisia cerebral a impediram de se tornar uma atleta reconhecida na cidade e no RS. Praticante de bocha paralímpica ela costuma viajar o estado competindo e, agora, sonha com a profissionalização. Com o objetivo de possibilitar que outros jovens com deficiência possam trilhar um caminho semelhante ou ao menos se divertir praticando esportes, a Prefeitura do Rio Grande abriu as portas da Estação Cidadania e Cultura Lagoa dos Patos para promover um dia dedicado ao paradesporto.

A ação realizada nesta quarta-feira (24) integrou a programação oficial da Semana da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e reuniu alunos de escolas municipais de educação especial que tiveram uma tarde repleta de atividades esportivas, muita diversão, com direito até a distribuição de medalhas.

O evento reuniu várias as instituições que trabalham diretamente com o esporte, com o intuito de mostrar a importância do uso do espaço público pelas pessoas com deficiência. “Preparamos um dia especial para que as pessoas com deficiência utilizem esse espaço de forma gratuita e bem orientada pelos profissionais de educação física”, diz o coordenador do Projeto Pardesporto, Felipe Motta.WhatsApp-Image-2022-08-25-at-11.26.54-1 

Aluna do Projeto Paradesporto, desde 2021, Vitória se apaixonou pela bocha paralímpica já nas primeiras oportunidades de jogar e, desde então, não parou mais. “O esporte mostrou que ela poderia ir além e que ela é capaz de conquistar novas coisas. Tirou ela dessa ‘bolha do deficiente’ que muitos não conseguem sair, em razão da precariedade dos recursos para este público. Com a bocha e o projeto ela passou a experimentar a vida de outra maneira”, diz Lisiane Bitencourt, mãe de Vitória.

Quem também tem reescrito sua história através do esporte é Matheus Vasconcelos, de 16 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino e que participou da Paralímpiada Escolar Nacional em 2019 representando o Rio Grande do Sul nas provas de atletismo. “Eu gosto muito de jogar bola e correr. Já joguei em Porto Alegre e São Paulo e achei muito legal e importante. No futuro penso em ser atleta profissional”, afirma.

programacao-1024x1024 
programacao2-1024x1024 



de

0