Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Roda de Conversa no Praça Rio Grande Shopping marca o Dia da Mãe Atípica

10/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Em alusão ao Dia da Mãe Atípica, celebrado no Município em 15 de maio, juntamente ao Dia Internacional da Família, o Coletivo Autistas Crescem promove uma roda de conversa com mães atípicas, que possuem filhos diagnosticados com algum tipo de neurodiversidade ou deficiência. O encontro acontece na quarta-feira, 14, a partir das 14h, no Praça Rio Grande Shopping.

O objetivo da ação é proporcionar um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional para mães que vivenciam os desafios da maternidade atípica. Durante a roda de conversa, as participantes poderão compartilhar histórias, dúvidas, sentimentos e experiências, em uma rede de apoio e empatia.

O Dia da Mãe Atípica foi instituído oficialmente no Município através da Lei nº 9.276, sancionada pela prefeita Darlene Pereira em 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem como propósito celebrar e honrar as mães que enfrentam maiores desafios na criação de seus filhos, incluindo aqueles com deficiências, transtornos ou condições de saúde atípicas.

Para a psicóloga Pâmela Gonçalves, mãe atípica, idealizadora do Coletivo Autistas Crescem, organizadora do evento e também precursora na luta para instituir o Dia da Mãe Atípica em Rio Grande, o momento será voltado para fortalecer e valorizar as mães:
“A maternidade atípica exige força, mas também precisa de rede de apoio, escuta e reconhecimento. A roda de conversa será um momento de troca, fortalecimento e valorização de nós, mães atípicas, que seguimos firmes, muitas vezes invisibilizadas, mas com um amor que transforma e resiste. É uma forma de dar voz a quem tantas vezes silencia para dar conta de tudo", disse.

A atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande através da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades - COMDAH, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades - COMDES, além de diversas entidades ligadas à causa do autismo e da inclusão, como Amar RG - Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande, Mães Atípicas Empreendedoras Sociais, Associação Filantrópica para Famílias Atípicas Dom de Deus e o Praça Rio Grande Shopping, parceiro nas causas de inclusão social e políticas públicas. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Todas as mães atípicas são convidadas a participar.

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas