SMEd e Coordenadoria promovem roda de conversa sobre inclusão
04/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, órgão da Prefeitura do Rio Grande, e a Secretaria de Município da Educação (SMEd), por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), convidam as famílias atípicas do Polo 1 (Centro, Cidade Nova e Zona Portuária) e escolas relacionadas abaixo a participarem de uma roda de conversa sobre a inclusão. A atividade ocorrerá segunda-feira (7), às 14h, no Núcleo de Bibliotecas da SMEd, localizado na Rua Marechal Floriano, 157.
Famílias atípicas são aquelas com pessoas com deficiência ou necessidades especiais, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com condição de saúde mental ou dependência química ou com filhos que têm transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção, hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral.
O público-alvo dessa discussão são os responsáveis por alunos com necessidades educacionais específicas do Polo 1 (Escolas Admar Correa, Alcides Barcelos, Carmem Baldino, Fraternidade, Helena Small, Maria da Graça Reyes, Maria Lúcia Luzzardi, Ramiz Galvão, Navegantes e Viriato Correa). A proposta com a conversa é construir, juntos, a melhoria da Educação Inclusiva no Rio Grande.
Esse trabalho junto às famílias é muito importante, avalia Rafael Carneiro, responsável pela Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. Para ele, é fundamental que escola e família caminhem juntas: “A família conhece a realidade da criança, e é por isso que a SMEd está com esse projeto, para ouvir as famílias. Então a nossa expectativa é essa, ouvir as famílias, ouvir as demandas, que a escola também traga as situações vivenciadas pela escola, para que se possa construir junto uma comunidade escolar mais inclusiva”, avalia o coordenador.
Já a coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) da SMEd, Miriam Pureza diz que, ao assumir a gestão do NAEE, no começo do ano, a equipe sentiu a necessidade, ainda em fevereiro e quando organizava o plano de ação, de fazer uma escuta com as famílias, para que se pudesse estreitar laços e unir forças para qualificar o atendimento educacional especializado. “Pensamos em realizar essas escutas por polos, para podermos acolher as demandas das mães, dos responsáveis pelas crianças com necessidades educacionais específicas. Fizemos uma primeira escuta piloto, dia 5 de março. Agora, estamos realizando a programação por polos. Neste momento faremos a escuta dos responsáveis, ou seja, mães dos alunos com necessidades educacionais do polo”, explica.
A proposta
A ideia do projeto de escuta visa receber pais de alunos com necessidades educacionais específicas, para entender as demandas que esses pais têm nas escolas e como a Secretaria da Educação e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado podem entender essas demandas. “A partir delas, poderemos organizar formações e qualificações para atender às demandas dos pais, sempre visando a inclusão dos nossos estudantes com necessidades educacionais específicas nas turmas, nas escolas, de forma mais efetiva”, afirma a coordenadora.
Neste tipo de discussão, o NAEE consegue expor aos pais alguns entraves. Quanto às expectativas em relação às avaliações, intervenções que dependem de demandas da Saúde, da Assistência Social, a SMEd demonstra aos pais os entraves nas contratações de monitores. “São momentos em que as expectativas são alinhadas, informações são esclarecidas, a fim de que possamos unir forças para qualificarmos a nossa a nossa inclusão”, argumenta.
#PraCegoVer #ParaTodosVerem
A imagem que divulga o convite para a roda de conversa tem a seguinte descrição:
Convite intitulado "Laços que acolhem". No topo, há o brasão da cidade de Rio Grande e o logotipo da Secretaria de Município da Educação (SMEd), além do logotipo do NAEE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado). Abaixo, uma ilustração de várias pessoas com diferentes necessidades, incluindo uma em cadeira de rodas, simbolizando diversidade e inclusão.
Serviço:
Data: 7/4/2025
Local: Núcleo de Bibliotecas - Rua Marechal Floriano, 157
Horário: 14h
Público-alvo: responsáveis por alunos com necessidades educacionais específicas do Polo 1 (Escolas Admar Correa, Alcides Barcelos, Carmem Baldino, Fraternidade, Helena Small, Mª da Graça Reys, Luzzardi, Ramiz Galvão, Navegantes e Viriato Correa)
Compartilhe:
de
1