Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Projeto Caminhos da Cultura tem tarde inspiradora na praia da Capilha

21/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Dentro da programação dos 288 anos de aniversário da cidade, a Secretaria da Cultura do Rio Grande levou para moradores da praia da Capilha, na tarde de quinta-feira (20), o projeto Caminhos da Cultura. A proposta é uma ideia piloto da Secretaria e deverá ser estendida para outras regiões do Município, envolvendo as comunidades em atividades de leitura, arte, literatura, arqueologia e história. Várias ações foram desenvolvidas em oficinas, incluindo fotografia e rodas de conversa.

A oficina "Ler a fotografia - linhas contam histórias" oportunizou aos participantes a trabalharem com as lembranças, através da troca de relatos acerca das histórias individuais que envolvem a Capilha. “Apo´s os muitos registros afetivos, as participantes iniciaram o trabalho com a fotografia e as linhas, a fim de traçarem memórias entre si: um mesmo local e diferentes impressões”, comentou Luciana Gepiak, coordenadora do Núcleo de Livro, Leitura e Literatura, que atuou na oficina com o apoio da artista visual Carla Silva, do Art’evidência.

Outra ação com a comunidade da Capilha foi organizada pelo Núcleo de Arqueologia. A equipe do Núcleo teve a participação de E´rico Costa e Giovani Rolim. Eles apresentaram dados históricos sobre os primeiros povoadores da região, assim como materiais arqueológicos das tradições Umbu, Vieira e Tupi-guarani. O material ósseo, lítico e ceramista provocou o interesse e despertou a responsabilidade dos moradores sobre o patrimônio, e como é feita a conservação, guarda e estudo das peças.

Já a dinâmica “Espelho, Espelho meu...” e a conversa sobre “Patrimônio e Pertencimento” foram desenvolvidas pela diretora da Fototeca Municipal, historiadora e professora Gianne Zanella Atallah. Ela trabalhou a temática “caminhos para a compreensão do bem cultural e como nós, enquanto sociedade, nos posicionamos diante disso, entendendo que somos, de fato, os agentes transformadores dos contextos socio-culturais por onde passamos e responsáveis pela ressignificação das muitas memórias que formam uma sociedade”.

Uma nova edição do Caminhos da Cultura deve ser divulgada para o mês de março, cujo local ainda vai ser definido.

Compartilhe:

de

15

Leia notícias relacionadas