Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Preparativos para o retorno às aulas na Rede Municipal de Rio Grande

21/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Com a aproximação do início do ano letivo, a Secretaria do Município de Educação (SMEd) de Rio Grande se prepara para receber cerca de 20 mil estudantes na Rede Municipal de Ensino. O retorno das aulas acontece na próxima segunda-feira, 24/02, em todas as 79 escolas que compõem a Rede; as equipes da Secretaria estão trabalhando intensamente para garantir que tudo esteja pronto.

O número de novas matrículas de estudantes aumentou consideravelmente em relação ao ano passado, cerca de 3 mil. Atualmente, a Rede conta com um quadro de aproximadamente 2.500 matrículas de professoras e professores. 

A titular da pasta da Educação, Cleuza Sobral, destacou a importância do atendimento às demandas das famílias neste começo de ano letivo. “Estamos matriculando em torno de 2 mil novos estudantes da educação infantil e mais mil no ensino fundamental. Nem sempre conseguimos atender às preferências das famílias em relação às escolas, mas fazemos o possível para colocar os estudantes nas instituições mais próximas de suas residências”, afirmou a gestora.

Nesta sexta-feira (21), uma nova listagem de estudantes contemplados com vagas será publicada no site da Secretaria (https://www.riogrande.rs.gov.br/smed/ ) para facilitar o processo de matrícula. É importante que as famílias estejam atentas às indicações das escolas contidas na listagem.

Preparativos intensivos

As atividades preparatórias começaram assim que a nova gestão municipal assumiu no dia 1º de janeiro. De acordo com a secretária, a equipe da Secretaria se reuniu com as direções escolares para organizar o quadro de professores e atender às demandas relacionadas a serviços essenciais como alimentação, higiene e zeladoria. Além disso, foram realizadas manutenções urgentes em algumas escolas e ações de limpeza externa.

“Estamos atentos às necessidades das nossas escolas e trabalhamos para garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos”, complementou Cleuza.

Nomeação de novos professores

A secretária mencionou que a ampliação do quadro de professores é uma prioridade da administração municipal. “Estamos fazendo convocações do contrato vigente e já solicitamos, também, a nomeação dos professores aprovados no concurso vigente. Porém, sabemos que as convocações possivelmente não atenderão todas as demandas, porque as convocações dependem do professor querer, ou não. Por isso, estamos atuando, também, na nomeação dos concursados”, explicou a secretária. 

Inclusão

Dentre os 20 mil alunos matriculados, cerca de 4 mil são estudantes incluídos, que apresentam deficiência ou estão no espectro autista, ou possuem altas habilidades, entre outros.

Para assegurar o atendimento educação inclusiva, a Secretaria lançou um edital para a contratação de monitores, já chamando aproximadamente 500 profissionais. No entanto, a liberação desses monitores depende das instituições onde os estudantes estão matriculados e como algumas delas estão com o período letivo diferente da Rede Municipal, a liberação ainda está pendente em algumas coordenações de cursos. 

“Contudo, a Secretaria está trabalhando para ter todos os monitores solicitados para o processo de inclusão, e posteriormente vamos trabalhar, também, na organização daquelas escolas que ainda não têm suas salas de recursos”, concluiu a gestora.

Aula Inaugural

Na noite de quinta-feira, 20, foi realizada no Cidec-Sul da Furg, a abertura do ano letivo 2025. A Aula Inaugural foi ministrada pelo professor Rodrigo Saballa de Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre pensar a escola pública e fazer educação. O evento tem por objetivo principal acolher os educadores e educadoras e oportunizar uma atividade de formação continuada. Participaram da abertura oficial do ano letivo diversas autoridades. Entre elas, a prefeita Darlene Torrada Pereira, a secretária de Município de Educação Cleuza Maria Sobral, o professor Rodrigo Feijó (Fórum Municipal de Educação), o deputado estadual Halley Souza, e as professoras Suzane Barros, presidente do Sinterg e Maria Aparecida Reyer, do Conselho Municipal de Educação, e o vice-reitor da Furg, professor Ednei Primel.

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas