Notícias
Executivo recebe pauta de reivindicações do Conselho do Povo de Terreiro
05/02/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Uma extensa pauta de reivindicações foi repassada pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro à prefeita Darlene Pereira, durante reunião na Sala de Reuniões da Prefeitura do Rio Grande, na tarde de terça-feira (4). Conforme ofício encaminhado pelo presidente do Conselho, Chendler Siqueira, a pauta estava represada nos últimos anos.
Na reunião, item por item foi discutido junto com a prefeita, a secretária da Cultura (SMCEL), Rita Patta Rache, a adjunta da pasta, Janice Hias, o secretário de Relações Institucionais (SMRI), Cláudio Costa e membros do Conselho. “Ao longo da conversa, todos os itens elencados saíram com algum tipo de encaminhamento. Não foi só um documento entregue para darmos conta. Houve uma conversa com o Conselho e tiramos algumas proposições em conjunto”, salientou a secretária.
Uma das demandas do Conselho que deve ser mais rapidamente solucionada é a proposta de criação da Comenda Municipal das Negras Minas. Conforme justificou o Conselho, já existe projeto de lei que tramitou na Câmara de Vereadores com esse teor. “Estamos buscando esse projeto para verificar se ele foi aprovado e em qual situação se encontra para dar encaminhamento imediato”, disse Rita Rache.
Outro assunto da pauta que, também, pode ser encaminhado mais rapidamente trata da contenção do espaço do Bará do Mercado Público. A secretária afirmou que vai ser solicitado um orçamento do que é necessário fazer no local para proteger a simbologia da religião de matriz africana, localizada no centro do Mercado. Essa e outras questões que envolvem o Mercado Público serão discutidas, também, com a Secretaria de Pesca e Agricultura, com objetivo de pensar o Mercado, também, como um espaço cultural. O tombamento da estátua de Iemanjá e assuntos que envolvem merenda escolar foram outros temas da reunião.
“Efetivamente, todas as demandas vão depender dos desdobramentos e conversas que teremos com outras secretarias, instituições e outros setores envolvidos com cada pauta. A partir dessas conversas que estão sendo encaminhadas é que vamos ter um retorno mais efetivo das questões trazidas pelo Conselho”, sintetizou Rita Rache.
Compartilhe:
de
3