Camarão e tambores na abertura da safra 2025
01/02/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A safra de camarão 2025 em Rio Grande foi aberta na manhã deste sábado, com sol forte e muita movimentação nas docas do Mercado Público. E o produto que a cada ano renova as esperanças de pescadores e pescadoras chegou com fartura, embora sem uniformidade de tamanho.
Logo nas primeiras horas da manhã, foi grande o número de barcos pesqueiros artesanais que chegaram nas docas, colorindo e trazendo aos comerciantes e consumidores toneladas de camarão. E, no antigo cais de pedra, de imediato começaram a chegar também turistas e moradores do Município para adquirir o crustáceo durante a manhã. O preço variou de R$ 8 a R$ 15 o camarão com casca, adquirido diretamente dos pescadores ou já nas docas.
Para celebrar a safra, a Prefeitura Municipal organizou, com a Emater e grupos de artesãos e artistas, uma cerimônia simples e artística. O bloco Tamborada se apresentou e gravou clipe com músicas que homenageiam a pesca e a venda do crustáceo, tradições rio-grandinas.
Para a prefeita Darlene Pereira, o momento é de festejar essa cultura e saudar a atividade dos pescadores e pescadoras artesanais. Ela chamou para acompanhar a atividade duas pescadoras, Denise Miranda (Ilha da Torotama) e Vivi Machado (Ilha dos Marinheiros), valorizando a tradição e as mulheres que atuam na pesca.
A Prefeitura, disse Darlene, por meio das diversas secretarias, atua para que os pescadores tenham suas necessidades atendidas e que a natureza traga uma safra de muito sucesso.
Compartilhe:
de
20