Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Turismo Rural e Natureza

 

CAPILHA

Esta comunidade localizada na BR 471 a 60 km do centro de Rio Grande, possui a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que é uma das mais antigas construções da fronteira sul do Brasil, sendo a primeira edificação construída em 1785. 

Contempla uma praia banhada pelas águas da Lagoa Mirim de uma beleza exuberante, onde os visitantes podem transitar de carro, acampar, praticar esportes, desfrutar da gastronomia local e de uma praia tranquila bem perto da Reserva Ecológica do Taim.

 

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM

A Estação Ecológica do Taim, localizada no extremo sul do Brasil, foi criada em junho de 1979, ocupando uma área de 34.000 hectares (70% no município de Santa Vitória do Palmar e 30% em Rio Grande).

Sua finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. Na região são encontradas flora e fauna nativas abundantes.

O Taim é um importante berçário das aves migratórias. Algumas viajam milhares de quilômetros, provenientes da região Ártica ou Antártida.

Além das aves, este ambiente favorável abriga a maior variação de mamíferos do Brasil.


Encontramos, na Estação Ecológica do Taim, várias espécies de animais como: capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachá, garça vaqueira, entre outras.

Conhecer e ajudar a preservar o Taim, é garantir a sobrevivência do ambiente e das espécies, legando às gerações futuras um ecossistema de inestimável valor científico, econômico e social.

ILHA DOS MARINHEIROS

Localizada junto ao estuário da Laguna dos Patos, é a maior e mais fértil ilha do interior do Estado. Patrimônio da cidade de Rio Grande pela preservação de valores herdados da cultura portuguesa, atualmente é responsável por mais ou menos 80% da produção de hortaliças consumidas em Rio Grande. Ao contornar a Ilha o visitante poderá conhecer construções e ruínas da arquitetura colonial portuguesa e um artesanato que vais desde o vime, madeira e tapeçaria até a jurupiga, sua bebida artesanal mais famosa. 

Ao subir o cordão de dunas que circunda a Ilha nos deparamos com um lindo cenário com lagoa de água cristalina e dunas que surgem aos olhos numa incontestável beleza. 

Na localidade denominada Porto do Rey, o turista poderá visitar o recanto de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão duas obras de arte esculpidas pelo artista clássico rio-grandino Érico Gobbi.

 Acesso por terra através da Vila da Quinta. 

Acesso pela Laguna através de passeios de barco que saem do Cais do Porto Velho, com dias e horários específicos.


de

12