Museus
MUSEU ANTÁRTICO
Museu Antártico foi inaugurado no dia 07 de janeiro de 1997 e sua exposição mostra um pouco da vida no continente gelado e a presença do Brasil na Antártica.
Anexo ao Museu Oceanográfico, o prédio do Museu Antártico é uma reprodução das primeiras instalações da Estação Antártica ” Comandante Ferraz”.

ECO-MUSEU DA ILHA DA PÓLVORA
Possui sua exposição e serviços de apoio ao visitante, instalados numa casa em estilo neocolonial, construída em 1856 sobre a Ilha da Pólvora para abrigar o paiol do exército, agora totalmente recuperado. Com sua localização a 400m do Museu Oceanográfico de onde é feito a travessia para o acesso a ilha.
O Eco-Museu consolida uma ação de proteção ambiental mais eficaz ao patrimônio natural e cultural da região.

ECO-MUSEU DA PICADA
É um museu interativo no meio rural. Lá os visitantes podem fazer uma volta ao passado e ver como era a vida no século 19 no meio rural. Oferece passeios a cavalo, caminhadas em trilhas de matas nativas, brincadeiras em figueiras bicentenárias, entre outros atrativos.
No local também são realizadas oficinas de sensibilização sobre o meio ambiente.

FOTOTECA MUNICIPAL RICARDO GIOVANNINI
A Fototeca Municipal Ricardo Giovannini foi oficialmente instituída, em 1º de julho de 1997 sob o decreto n° 6.985, sendo um Museu e tendo como missão a salvaguarda da memória e da história da cidade do Rio Grande através da documentação fotográfica.
O acervo começou a ser constituído na década de 1980, a partir de doações e várias ações educativas junto à comunidade.
O mesmo constitui-se por processos fotográficos como negativos de vidro, ambrótipo, ferrótipos, albúmens, cianotipias, fotografias estereoscópicas e gelatinas em cor e em p/b em diferentes formatos.
Em 27 de maio de 2009 sob o decreto nº 10.288 de a instituição passou a denominar-se Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, em homenagem ao grande fotógrafo, pintor e também cantor barítono que mais apresenta imagens assinadas nesta instituição museológica.
No dia 06 de Dezembro de 2012 mudou-se das dependências do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen para a sede própria no prédio do Paço Municipal.

MUSEU DA COMUNICAÇÃO RODOLFO MARTENSEN
O Museu de Comunicação Rodolfo Martensen busca resgatar a memória da comunicação em suas diferentes vertentes, coleções de discos, aparelhos de rádio e equipamentos de TV são alguns dos objetos do seu acervo.
Muitas curiosidades do rádio estão documentadas e sua coleção de aparelhos impressiona pela diversidade. São diversos modelos de diferentes épocas do século XX, alguns inclusive ainda em perfeito funcionamento.
Toda história do rádio pode ser acompanhada através de peças significativas que estão disponibilizadas ao visitante.

MUSEU CULTURAL DA CIDADE DO RIO GRANDE
Contêm objetos relativos a história do Município referente as suas indústrias, comércio, pré-história e de uso pessoal, como vestuário e mobiliário pertencentes as várias famílias do Rio Grande.
Também abriga exposições temporárias que atendem temas diferenciados.

MUSEU NAVAL
Tem como tema a história da instalação da Capitania dos Portos e das diversas Organizações Militares da Marinha na Cidade do Rio Grande, como o Comando do 5° DN, a Estação Naval, o Grupamento de Fuzileiros Navais, o Serviço de Sinalização Náutica do Sul, o 5° Esquadrão de Helicópteros, a Estação Rádio da Marinha, o Grupamento Naval do Sul e o Depósito Naval, suas atuações e envolvimentos na comunidade e região.
Coloca a disposição dos visitantes a história e a ação da Marinha no extremo Sul do Brasil.

MUSEU NÁUTICO
O Museu Náutico está instalado no armazém 4 do Porto Velho, junto ao Centro Histórico.
Foi inaugurado no dia 09 de abril de 2003.Destaca a cidade do Rio Grande como uma cidade histórica e marítima, além de realçar a íntima relação do município com o mar e com o estuário da lagoa ( Laguna) dos Patos.
O acervo do museu dispõe de embarcações, equipamentos de navegação, pesca e sinalização náutica, mapas e maquetes de acordo com os modernos princípios da museologia.

MUSEU OCEANOGRÁFICO
Fundado a 8 de setembro de 1953, o Museu Oceanográfico mantêm uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes e diversos equipamentos utilizados em pesquisa oceanográficas.
O Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” deu origem a outros museus e centros associados da Fundação universitária do Rio Grande, atualmente constituído pelo Museu Antártico, Museu Náutico, Eco-Museu da Ilha da Pólvora, Centro de Recuperação de Animais Marinhos(CRAM) e o Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha (CEFAM).

MUSEU DO PORTO
Neste museu pode ser apreciada a evolução dos equipamentos de navegação e de transporte de mercadorias ou ainda equipamentos usados em funções paralelas às atividades do maior complexo portuário do Estado: o Porto de Rio Grande.

MUSEU SACRO
Formado no início por cerca de 200 peças, na sua maioria doadas pela própria Mitra, o acervo do Museu Sacro, como é conhecido na cidade, conta hoje com aproximadamente 2,5 mil peças.
Entre as suas preciosidades destaca-se a imagem de São Francisco de Assis, do século XVIII, em madeira policromada e com estilo barroco legítimo, restaurada recentemente.
Também é importante destacar a existência de vários livros de registro da Colônia de Sacramento; ostensórios, resplendores e cálices de ouro, prata e pedras preciosas; crucifixos de jacarandá; moveis de devoção remanescentes dos séculos passados; e livros sagrados, como bíblias, livros de oração e missais.

de
39