Notícias
Feira da Cidadania movimenta a Praça Xavier Ferreira no 7 de setembro
08/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande promoveu no domingo, 7, a primeira edição da Feira da Cidadania, na Praça Xavier Ferreira, local que recebe tradicionalmente as comemorações da Semana da Pátria. Das 9h às 15h, a praça se transformou em um ponto de encontro da comunidade, reunindo atividades culturais, artesanato, agricultura familiar, serviços públicos e lazer, em paralelo ao desfile cívico-militar.
Para a secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias, Thaís Saggiomo, o momento foi de alegria e integração com a comunidade: "Estou muito feliz em ver essa praça linda, colorida e movimentada, cheia de expositores e atividades, com muitas pessoas aproveitando o domingo de sol", disse. Segundo o titular da pasta, Cláudio Costa, cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o desfile cívico-militar, e boa parte delas também visitou a Feira da Cidadania.
A prefeita Darlene Pereira compartilhou o sentimento da gestão municipal em realizar a primeira edição da feira junto às comemorações da Semana da Pátria:
"Mais um dia 7 de setembro, um momento de celebrarmos a nossa independência. E hoje a gente está celebrando da melhor maneira possível: com o protagonismo das pessoas na primeira Feira da Cidadania aqui na Praça Xavier Ferreira. É uma satisfação receber esse grande público, os expositores, para que possam apresentar à comunidade o seu fazer, a sua arte, o seu artesanato. Que todos possam aproveitar esse dia lindo”.
Serviços e atrações
Durante toda a manhã e início da tarde de domingo, a população teve acesso a diferentes serviços municipais. Entre eles, vacinação contra Influenza e atualização da Carteira de Vacinação através da Unidade Móvel da Secretaria de Município da Saúde; doação de mudas realizadas pela Secretaria de Município do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; orientações de saúde com os programas de Prevenção às ISTs e Combate à Dengue; atividades educativas da Escolinha de Trânsito e dos Promotores da Paz, da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança; além de atuações da Ouvidoria Municipal, Procon, Centro de Atenção ao Turista, Defesa Civil, Patrulha Maria da Penha e Proerd.
O Mercado Público Municipal esteve aberto durante todo o evento, com atrações e opções gastronômicas. A Feira da Cidadania reuniu artesanato, cultura indígena, exposições das Mães Atípicas, Feira de Agricultura Familiar, Rede de Mulheres Empreendedoras, brinquedos infláveis do SESC e o carrinho do Instituto MultiTEA, que se destacou como uma das principais atrações. A Sala do Empreendedor, o Grupo Fibromialgia e o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico da FURG - Nudese também marcaram presença, oferecendo atividades e informações.
Integração comunitária
Para a artesã Maria Albertina Simões, da Artes da Maricota, que produz bonecos em feltro, a feira foi uma oportunidade de expor suas produções e interagir com a comunidade. "Eu achei a feira muito boa e bem organizada. Gostei muito, pois consegui vender minhas artes e também conversar com as pessoas. Os bonecos que fazem mais sucesso na minha banca são a Magali e o Sansão, da Turma da Mônica. Sempre estou fazendo mais", contou Maria, que já confirmou sua presença na próxima edição da feira, dia 20.
A moradora do bairro Municipal, Lívia Soares, prestigiou o evento e aproveitou para adquirir produtos da agricultura familiar e peças de artesanato: "Estou achando a feira maravilhosa, uma iniciativa muito boa. A comunidade vem, assiste o desfile e ainda tem a oportunidade de comprar alguns produtos. Tem artesanato, muita coisa legal para ver, além dos serviços disponíveis. Foi uma manhã muito divertida, e ainda ganhei uma muda de árvore da Secretaria do Meio Ambiente", contou. As mudas distribuídas gratuitamente pela SMMA são cultivadas no Horto Municipal do Povo Novo.
A próxima edição da Feira da Cidadania será realizada no dia 20 de setembro, também na Praça Xavier Ferreira, integrando a programação da Semana Farroupilha e mantendo a proposta de reunir serviços, cultura, empreendedorismo e lazer em um espaço de convivência para toda a comunidade.
Compartilhe:
de
23