Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Mês da Proteção, dedicado ao combate a violência sexual de crianças e adolescentes, começa nesta quarta-feira (7)

06/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), promove, durante todo o mês de maio, o Mês da Proteção, movimento voltado para o combate e enfrentamento à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, assim como para a mobilização e conscientização da comunidade sobre o pauta. A abertura oficial será nesta quarta-feira (7), a partir das 14h, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, com a presença de autoridades e a palestra da professora Simone Paludo. 

Também conhecido como Maio Laranja, o Mês da Proteção é uma campanha alusiva ao dia 18 de maio, dia nacional de combate e enfrentamento à violência e exploração contra crianças e adolescentes. Em Rio Grande, a proposta começou em 2003, quando foi realizada uma semana especial de ações a respeito do assunto.

A campanha teve sequência nos anos de 2016 e 2017, quando o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) promoveu a “Rua da Proteção”, reunindo diferentes órgãos públicos e da sociedade civil. As atividades ocorreram no dia 18 de maio, permitindo diversas ações para o debate da temática e mobilização direcionada para a proteção de crianças e adolescentes. 

Já a partir de 2018, o Município passou a trabalhar com o Mês da Proteção, ampliando a abordagem do tema ao longo de todo mês de maio. A iniciativa foi construída de forma conjunta, com participação de secretarias de diferentes áreas, como Cidadania e Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, além de instituições como Furg, Anhanguera, Câmara de Vereadores, entre outros. 

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. 

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Programação 2025

Neste ano, o Mês da Proteção contará com inúmeras ações, que se estendem até o dia 30 de maio, para uma abordagem diversificada sobre os diferentes aspectos que envolvem a temática. Entre as atividades agendadas estão formações para orientadores educacionais; rodas de conversa com equipes escolares para abordar o fluxo de atendimento e capacitar para identificação da violência; encontros sobre psicoeducação; rodas de conversas com famílias atendidas pelos CRAS, assim como ações educativas em diferentes pontos da cidade.

Já no dia 20 de maio, será realizado o Dia D, com ações de atendimento em todas as instituições da rede que atua com a proteção de crianças e adolescentes. Além disso, está agendada para o dia 28 de maio uma Audiência Pública para discussão das necessidades da rede de atendimento na Câmara dos Vereadores.

Confirma a programação completa AQUI.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas