Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Audiência pública da Alergs discute na Prefeitura do Rio Grande a construção da ponte entre RG e SJN

25/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fernanda Cruz

“Nós vamos inaugurar essa ponte.” A manifestação de Jair Rizzo, coordenador da Comissão Regional pró-Ponte Rio Grande e São José do Norte e presidente da Associação Pró-Ponte RG-SJN resumiu a expectativa e desejo de todos e todas que participaram da audiência pública promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (25) à noite. Proposta pelo deputado estadual Halley de Souza (PT), a audiência de duas horas debateu os projetos básico e executivo de engenharia que visam à execução das obras de implantação da ponte e seus acessos entre os dois municípios na rodovia BR-101. A audiência contou com a presença de autoridades do Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Capivari do Sul, vereadores e lideranças da sociedade civil organizada. 

Esperada há décadas pelos moradores dos dois municípios, a ponte é vista, atualmente, como uma necessidade para o Rio Grande do Sul e uma obra importante para o desenvolvimento econômico e turístico da região Sul do Estado, além de ser uma rota fundamental de ligação do estado gaúcho com o Uruguai e, também, com Santa Catarina e outras regiões do Brasil. 

Anfitriã da atividade, a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira avaliou como extremamente positiva a audiência, pois foi “um espaço de debate transparente e de informação para todos os municípios, lideranças e para a população da região”. Disse que a presença do representante do DNIT/Ministério dos Transporte foi muito importante para o esclarecimento das comunidades, a fim de que todos possam acompanhar o andamento desta obra desde o começo. Mas, “mais do que isso, é a importância deste projeto, de sua execução, do que representa não só para as nossas duas cidades, mas para toda a região”, manifestou a prefeita. 

Ao final da discussão e de forma resumida, Halley disse ser  muito positiva a discussão. “Consolidamos o processo de licitação para fazer o projeto básico e o  executivo”. Ele confirmou que, dia 14 de maio, vão ser abertas as propostas da licitação para escolha da empresa que elaborará esses projetos, orçado em mais de R$ 10 milhões. “Vamos ter a abertura das propostas, uma contratação por parte do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), do Governo Federal. Esse vai ser o último passo antes do processo de construção efetiva da ponte”, citou. 

Uma nova audiência foi confirmada para a Câmara de Vereadores de São José do Norte, ainda sem data definida. Halley deseja que seja após o dia 14, quando já se terá o nome da empresa vencedora deste processo licitatório. Para o deputado, o processo de mobilização agora vai ser mais constante e deve acelerar e tornar efetivo “esse sonho que vem há muito tempo e que está cada vez mais próximo de se concretizar”.

O superintendente regional do DNIT, do Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva explicou em um vídeo o andamento de todo o processo e os próximos passos, bem como quais foram  as propostas aprovadas pelo estudo de viabilidade técnica que deu origem edital para apresentação de projetos – básico e executivo.

A empresa que for escolhida definirá quais dos quatro traçados apresentados, e que o estudo de viabilidade aprovou como viável, será o projeto final. “O que foi apresentado hoje foram os traçados do estudo de viabilidade. A partir de agora, vai ser desenvolvido o projeto", cujo prazo previsto é de, aproximadamente, três anos. 

MANIFESTAÇÕES

Entusiasmado, o prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães afirmou: “nós vamos andar pela ponte e quem sabe não façamos uma grande caminhada daqui pra lá e de lá pra cá”. Disse que era um momento histórico para a  região, o Rio Grande do Sul e  para o Brasil, e que, provavelmente, “ainda não saibamos a importância que terá essa construção para toda a região”. 

Outra importante manifestação foi do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT). Liderança política da região e do estado, ele afirmou que essa pauta não é só do Rio Grande e de São José do Norte: “tem que ser uma pauta de interesse do Rio Grande do Sul”, pois “somente dessa maneira é que vamos colocar essa ligação a seco, efetivamente, em pé.” Lindenmeyer vai mais longe e acentua que a pauta interessa ao Brasil e ao Uruguai. Disse que o assunto é estratégico para o desenvolvimento de toda a região e primordial para o estado, pois vários modais e economias estão envolvidas. Citou os modais  hidroviário e portuário, a  atenção para a retomada da ligação binacional com o Uruguai e o fortalecimento do Porto do Rio Grande. “O estado do Rio Grande do Sul tem que estar preparado para esse momento.” 

Também se manifestaram na audiência o presidente da Câmara de Vereadores do Rio Grande, Rovan Castro, o vice do Legislativo de São José do Norte, Nedilandi Loureiro, Jair Rizzo e diversas lideranças sindicais, políticas e empresariais dos dois municípios.

Compartilhe:

de

7

Leia notícias relacionadas