Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Centro de Estimulação Precoce comemora um ano de atividades

17/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O primeiro ano do Centro de Estimulação Precoce Michele Peixoto, comemorado nesta quarta-feira (16), foi marcado com uma confraternização entre a equipe multiprofissional, funcionários, familiares de crianças atendidas na instituição e uma palestra sobre autismo ministrada pela pediatra, Luciana Lages, da Faculdade de Medicina/Furg. A ação realizada na sede do Centro (Rua Almirante Barroso, 34), foi prestigiada pela secretária da Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta e pelo titular da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades, Rafael Carneiro.

 

“É um momento importante para celebrar, tanto para as famílias que são atendidas, quanto para a equipe que faz um esforço grande para a manutenção do equipamento público. É um momento de alegria, mas também para analisarmos as necessidades de ampliação, de qualificação do serviço que, em breve, pretendemos dar retorno para a população”, afirmou a secretária da Saúde. A ação no Centro integra as atividades do Abril Azul, mês de conscientização do autismo.

Na palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), a pediatra Luciana Lages falou que o Centro de Estimulação “é extremamente importante para o município, para a região, mas também para os alunos da Furg, que estão tendo a experiência de vir para dentro de um centro, conviver com outras áreas de conhecimento, porque se fala em intervenção precoce, se baseia em diagnóstico precoce”. Para ela, médicos mais capacitados, mais prontos para fazer o diagnóstico, farão o diagnóstico precocemente, e “vamos salvar vidas”. 

 

A médica disse, ainda, que é bastante necessária a continuidade e o fortalecimento da parceria entre o Município, via Centro de Estimulação Precoce, e a Faculdade de Medicina da Furg. Ressaltou que é um serviço de bastante qualidade, público, e lembrou que uma em cada 31 crianças terão o diagnóstico de autismo, conforme dados divulgados esta semana pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

 

Após a palestra, Rafael Carneiro elogiou o trabalho realizado no Centro de Estimulação Precoce. “Aqui se faz um excelente trabalho, muito importante para toda a rede, porque começa aqui, a partir da estimulação precoce, e depois precisa ter continuidade com as famílias, nas escolas, dentro da perspectiva interdisciplinar, para que a criança autista possa desenvolver as suas habilidades, se desenvolver socialmente.” O coordenador acrescenta que isso vai refletir na vida delas, na família como um todo e em toda a rede, seja na Educação, na Saúde, na Assistência Social e, por isso, “é um trabalho que precisa ser cada vez mais fortalecido”.

Durante a comemoração, a coordenadora do Centro, psicóloga Jéssica Rodrigues agradeceu o comprometimento de todas as pessoas envolvidas com o atendimento disponibilizado pela instituição. Disse que novos desafios virão pela frente, mas toda a equipe está preparada para sempre oferecer o melhor, dia após dia.

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas