Notícias
Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde realizam fiscalização na UPA Junção
18/02/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Comissão de Fiscalização de Contratos da Secretaria de Município da Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde estiveram na UPA Junção, nesta terça-feira (18) pela manhã, verificando como estão os atendimentos à população naquela unidade. A visita teve como objetivo mostrar que o Município (Prefeitura) não tem débitos com a empresa que administra a unidade (IBSaúde) e que está agindo para fiscalizar o serviço a fim de que não haja prejuízo à população.
Os fiscais estiveram na UPA após a notícia de que profissionais médicos que atendem no local estariam com as atividades paralisadas, desde domingo (16), por falta de pagamento de seus salários pela empresa IBSaúde.
Os fiscais da Secretaria e do Conselho percorreram todos os ambientes da UPA, conversaram com médicos, usuários dos serviços e constataram que os atendimentos estão normalizados. A administração da empresa IBSaúde na UPA acompanhou toda a visita.
O superintendente de Atenção Especializada da Secretaria da Saúde, Marcos Lemões faz parte da Comissão de Fiscalização e disse que havia recebido algumas denúncias de que não havia atendimento à população na UPA, devido à falta de pagamento pela empresa IBSaúde, mas garantiu que todos os atendimentos estão ocorrendo “de forma tranquila” e que a população pode se dirigir ao local para ser atendida.
O superintendente comentou que, diariamente, a fiscalização estará na UPA, a fim de verificar se há restrição nos atendimentos. Por sua vez, a conselheira do Conselho Municipal de Saúde, Eliana Pereira, que também acompanhou a visita, disse que “as pessoas que têm necessidade de atendimento e que, por ventura, não conseguirem ser atendidas nas unidades básicas (UBSF), podem procurar a UPA Junção” que será atendida.
Eliana alerta que as pessoas que têm alguma denúncia de que não conseguem atendimento na UPA devem procurar o Conselho Municipal de Saúde ou a própria Secretaria da Saúde, a fim de que a situação seja verificada. O número para denúncias na Secretaria é o do setor de Ouvidoria, (53) 32374220, das 8h às 16h.
Nota
Esta semana e no mês passado, a Secretaria da Saúde divulgou uma nota em que esclarece a população sobre o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa IBSaúde. Confira abaixo o que diz o documento.
1. O município de Rio Grande tem um contrato firmado com a IBSaúde para prestação de serviços na UPA da Junção.
2. O município está em dia com suas obrigações contratuais.
3. Reconhecemos que é um direito os devidos provimentos por serviços prestados e por isso nos solidarizamos com os profissionais médicos que estão com atraso no pagamento.
4. Os serviços de urgência e emergência estão mantidos com normalidade na UPA Junção.
5. A SMS está fiscalizando o serviço para garantir o cumprimento do contrato por parte da IBSaude a fim de assegurar o direito da população.
Compartilhe:
de
11