Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

SMCAS recebe orientações em Brasília sobre novo sistema do Cadastro Único

13/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A secretária de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura do Rio Grande, Dianelisa Amaral acompanhou a apresentação sobre o funcionamento e a operacionalização da nova plataforma do sistema do Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com a titular da SMCAS, o novo sistema vai ser gerenciado pelo Dataprev e a atualização ocorrerá dia 17 de março. 
A partir de segunda-feira (17) e até o dia 17 de março, a secretária informa que haverá um período de qualificação das equipes que atendem no município. Para ela, as mudanças podem trazer mais segurança para os beneficiários e cadastradores. “Estamos nos preparando para essa atualização do sistema”, afirmou a secretária, reforçando que a qualificação auxiliou bastante quem participou do evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A oficina de qualificação sobre o novo sistema do CadÚnico fez parte da programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025, realizado na capital federal, desde o começo da semana. A secretária Dianelisa Amaral participa do encontro nacional, pois integra a comitiva da prefeita Darlene Pereira. Até esta quinta-feira (13), mais de 170 atividades simultâneas foram realizadas, como espaços imersivos, suporte técnico, estandes para atendimento, além de explicações sobre manuais e ferramentas para gestão municipal.
Sobre o novo sistema do CadÚnico, a secretária da SMCAS esclarece, ainda, que as informações do Cadastro Único (CadÚnico) vão ser feitas pelo Dataprev. Ou seja, “a pessoa quando muda de emprego ou de renda tinha, por exemplo, tinha como critério ir na Secretaria para atualizar as informações”. Agora ela não precisa mais fazer isso, pois o Dataprev fará a atualização. Dados do Observatório do Cadastro Único disponibilizados na página do MDS mostram que o Rio Grande possui 12.036 famílias recebendo benefícios do Bolsa Família. 
CadÚnico
O MDS acredita que a mudança do sistema deixará o processo cadastral mais ágil e prático. O Cadastro Único é o registro público eletrônico que sistematiza informações para identificação de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Pé-de-Meia e Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Atualmente, o sistema conta com cerca de 41,5 milhões de famílias cadastradas e 9,5 mil postos de cadastramento.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas