Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Casa de Cultura Francisco Bianchini é tema de reunião

22/01/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O histórico Palacete Bianchini, localizado na Avenida Rio Grande, 184, no balneário Cassino, foi tema de uma reunião promovida pela Secretaria de Município da Cultura para discutir os rumos do espaço. Durante o encontro, que reuniu mais de 50 participantes, entre moradores e representantes de diversos setores culturais, foi criada a Associação de Amigas e Amigos da Casa de Cultura Francisco Bianchini.

A associação será responsável por acompanhar a gestão e ocupação do espaço, propondo atividades, apoiando a manutenção e colaborando com o desenvolvimento de projetos culturais.

A Casa de Cultura Francisco Bianchini, como passou a ser chamada, além de sua arquitetura marcante e localização privilegiada, carrega um propósito especial definido por seu antigo proprietário, o Conde Francisco Bianchini. Em seu testamento, o conde expressou claramente o desejo de que a casa fosse transformada em um espaço dedicado à cultura, à promoção de atividades artísticas e à livre circulação de pessoas.
Atualmente, a Casa de Cultura já abriga o Centro de Atenção ao Turista - CAT, que funciona diariamente das 14h às 20h, oferecendo informações e recepcionando os turistas. Além disso, o espaço conta com uma exposição fotográfica da artista Rita Martins, que retrata o impacto das enchentes que afetaram Rio Grande no ano passado.

 

Diálogo e valorização da comunidade

Durante a reunião, a secretária de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Rita Patta Rache, reforçou a importância de preservar o legado e a memória do Conde Bianchini, colocando em prática o seu desejo de tornar a casa um espaço cultural. “No início do ano nós fomos recebidos pela herdeira da casa, Adriana Faria, que nos entregou o testamento e ressaltou a vontade do Conde Bianchini de que o local se tornasse um espaço de cultura com movimento, acolhendo pessoas, ideias e atividades culturais. Esta primeira reunião nos permite honrar o seu desejo e construir o futuro do espaço, em parceria com a comunidade que nos trouxe as suas contribuições”, salientou Rita, destacando o compromisso da gestão municipal em promover um governo sensível ao diálogo e às demandas da população.

Dentre as ideias apresentadas pela comunidade para o futuro da Casa de Cultura estão: a criação de um cineclube para a exibição de filmes; a realização de saraus, apresentações teatrais e musicais; a promoção de atividades educacionais como oficinas e cursos culturais voltados para a formação de jovens e comunidade em geral; o uso do jardim para eventos ao ar livre; a reserva de um espaço para a criação de uma loja onde artistas e artesãos locais possam expor e comercializar os seus produtos, assim como a organização de feiras de arte e artesanato.

Além da secretária de Cultura, estiveram presentes na reunião a adjunta da pasta, Janice Hias, o superintendente Cássio Pinheiro, Raquel Valério, diretora do Teatro Municipal, e Cristina Juliano, uma das responsáveis por organizar a reunião. Em breve, a secretaria estará divulgando a agenda de atividades para o mês de fevereiro.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas